BREVE HISTÓRICO

A Iniciativa Luzia de Memórias, Mídias e Artes do Rio surge, em 2005, a partir das atividades de um grupo de agentes midiáticos e do audio visual. O grupo desenvolveu-se como um nÚcleo de imagens e mídias da Associação Art22. Simultaneamente ao histórico desta Associação, estes agentes passaram a se reunir, discutir e acionar mecanismos para a criação de uma organização de mídia, audio visual e artes no território banhado pelo Rio das Velhas- São Francisco

O grupo participou em sarais que reuniam poetas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. No ano de 2005, o grupo foi um dos mobilizadores da Centro Cultural Chácara da Arte (ART22). No espaço, a Ilummiar desenvolveu seus três eixos de atuação. Foram realizadas oficinas de midias e audio visual, exibições de vídeo no cine Piscine (cinema dentro de uma piscina vazia) e produção de vídeos em parceira com a AIC e com o produtor Gilmar Cesar de Santa  Luzia e com o cineasta Tulio Marques, no filme amador CACORÉ.

A Iniciativa Luzia de Memórias, Mídias e Artes do Rio vem buscando o seu registro juridico e estabelecendo uma rede de intercâmbios de diversidades, a iniciativa trabalha pela criação de um acervo de midias, artes, e memória em municípios do Rio das Velhas e, assim, contribui para o fortalecimento da cidadania na comunidade.